domingo, 30 de novembro de 2014

Os intocáveis são um perigo real a qualquer democracia

Sanguessugado do Tijolaço

Fernando Brito

grandis

Gilmar Mendes – sempre ele! – determinou a suspensão do processo administrativo disciplinar aberto no final de outubro pela Corregedoria Nacional do Ministério Público para investigar o procurador da República Rodrigo de Grandis por ter “esquecido” numa “pasta errada” o pedido de investigação feito pela Justiça da Suíça sobre a roubalheira do caso Alstom-Siemens no Metrô-SP e na Compnhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Segundo o Estadão, Gilmar baseou a decisão no fato de que os colegas de De Grandis em São Paulo não viram “maldade” no “esquecimento”.

Embora isso tenha levado, inclusive, ao arquivamento de parte dos processos naquele país, por falta do envio de documentação durante tanto tempo.

Note-se que o Conselho Nacional não estava punindo De Grandis, apenas investigando De Grandis.

Não pode, diz Gilmar.

Afinal, ele é um procurador da república e o caso envolve a alta nata do tucanato paulista.

O que estamos criando, uma casta de “intocáveis”, que não têm de prestar contas de seus atos nem mesmo funcionalmente?

Basta que a “corporação” decida e está encerrado?

É melhor, então, acabar com os conselhos que fazem – ou deveriam fazer – o controle externo das instituições.

Se basta o “tribunal dos manos” decidir que está tudo bem, para quê?

Um comentário:

  1. Lewandowski tambem é o Presidente do Conselho nacional de justiça, entao porque ele nao sai do armaria e começa a presidiri a corte, afinal o Gilmar esta estrapolando mais uma vez a sua autoridade, passando por cima do CNJ e at e por cima do proprio Lewandoqwski,. cabe a ele fazer o mesmo que o JoaquIM FEZ e desautorizar o Gilmar Dantas mendes Cristina Abdel massih se nós nao começarmos a cobrar isso de Lewandowski o mandato xdele na Presidencia vai passar e ele vai ficar como um ZERO A ESQUERDA. Gilmar Mendes parece ser o presidente do Supremo o senhor absoluto de tudo, faz o que da na teia e ninguem se mexe esta na hora de aparecer um homem de VERDADE NESSE SUPREMO PARA ENCARAR O CORRUPTO DO GILMAR MENDES.

    ResponderExcluir

Comentários são como afagos no ego de qualquer blogueiro e funcionam como incentivo e, às vezes, como reconhecimento. São, portanto muito bem vindos, desde que resvestidos de civilidade e desnudos de ofensas pessoais.
As críticas, mais do que os afagos, são benvindas.