domingo, 9 de agosto de 2009

Conexão reveladora

GilsonSampaio

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, quer legalizar o ‘negócio’ das drogas. Segundo o governador isto representaria um reforço de 1bilhão de dólares, em impostos, na combalida receita do estado falido. Essa notícia foi veiculada no Jornal Nacional há dias.

A Colômbia, maior produtora e exportadora de cocaína do mundo, vai permitir a instalação de 7 bases militares dos EUA. 80% da cocaína exportada tem como destino os EUA.

A pergunta que não se faz na mídia-empresa é: Quem de fato são os Barões do Narcotráfico? Fernandinho Beira-mar? Abadia? Lembro-me de uma entrevista feita pela extinta Rede Manchete, lá pelos anos ’80, com um ‘soldado’ do tráfico num morro do Rio. A certa altura, entre uma cheirada e uma ameaça de morte ao jornalista ele disparou: - Como é que esse AK-47 chegou aqui? Você acha que a gente tem avião, lancha e o escambau pra contrabandear? Isso vem lá do asfalto.

É claro que a América Latina é muito maior que o negócio da cocaína, mas, ainda assim, é um negócio e um bom negócio como o é a indústria bélica.

Um bilhão de dólares de impostos, só na Califórnia.